Comunicação em Massa.
Exemplo de Comunicação em Massa | Tirinha da Mafalda. |
Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através
de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se
reúnem em um sistema denominado mídia.
A comunicação de massa tem a
característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo,
partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e
complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande
poder da mídia sobre seus habitantes.
A comunicação humana pode ser
classificada em dois aspectos distintos, sendo desenvolvida em vários campos de
naturezas diferentes: a comunicação em pequena escala e a comunicação de massa.
Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com utensílios para auxiliar e
tornar potente o processo de produzir, enviar e receber mensagens.
A tecnologia
se tornou aliada de tal comunicação humana, além de passar a participar da
rotina da humanidade ao longo de seu desenvolvimento.
Indústria Cultural.
Em todos os ramos da indústria cultural existem produtos adaptados ao consumo das massas, sendo por elas que as indústrias se orientam, tendo o consumidor não como um sujeito, mas sim como um objeto. Este termo define as produções artísticas e culturais organizadas no contexto das relações capitalistas de produção, uma vez lançadas no mercado, é por estes consumidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário